Maio tem este nome em honra da mãe de Mercúrio: Maia
Nada a ver com o maia hindu. Maia em grego é ‘mãe’.
Na língua latina, maia provém de maius, e este do grego magnus, ‘grande’. Assim, podemos dizer que Maia é a Grande Mãe. É uma imagem da Virgem Maria na religião romana.
Este é o mês de Maria no hemisfério norte, pois é o momento da maior floração. Abundam todo tipo de flores, além de rosas.
Nas litanias católicas, a Virgem é chamada de « Rosa mística ».
No dia 8 de maio celebra-se uma missa em honra à Virgem Madre e à Virgem como mediadora, pois ela é a nossa intermediária e nossa advogada.
Poderia se dizer que a Virgem nos leva ou nos comunica com o Pai da Criação.
A flor e o perfume estão associados à Virgem, pois mediante a bênção de Deus a nossa vida divina nasce em nós como uma semente que germina na boa terra, depois cresce e floresce.
Da flor emana um perfume, que é chamado « perfume de santidade ». Isto não é um símbolo, pois em todas as épocas há pessoas que desprendem um perfume muito especial.
Finalmente, a flor se tornará fruto. Este simbolismo vegetal alude ao mistério da Virgem Maria que leva o fruto no seu ventre, que é o seu filho, o Cristo.
Nas Litanias da Mensagem Reencontrada, a Virgem é chamada de:
Eva odorosa (8)
Árvore da Vida (66)
Rosa perfumada (95)
A ASCENÇÃO: 25 de maio Se celebra 40 dias depois da ressurreição.